Apresentação

 
 
O IIIº Festival de Teatro Popular – Jogos de Aprendizagem acontecerá de 4 a 11 de agosto 2012 em diversos bairros da cidade de Porto Alegre. Ele é uma realização da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz e do Programa Iberescena (Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas). Este ano o Festival trás a Porto Alegre dois grupos importantes da cena latino-americana - a Periplo Compañía Teatral da Argentina e o Grupo Pombas Urbanas de São Paulo. O Festival abre espaço para uma série de ações que visam à democratização do espaço da arte, desde a fruição de bens culturais, através de apresentações gratuitas de encenações, assim como a oportunidade para desenvolver gratuitamente conhecimentos no âmbito teatral. O Festival tem dois eixos principais: focar a atividade teatral que é desenvolvida nos bairros populares da cidade e contribuir para a discussão sobre princípios estéticos e éticos na formação do ator. O IIIº Festival de Teatro Popular – Jogos de Aprendizagem tem o patrocínio da Petrobras. Todas as atividades desenvolvidas pelo Festival serão gratuitas e abertas à população em geral.

A Periplo Compañía Teatral da Argentina ministrará a Oficina “O Ator no Trabalho sobre Si”, nos dias 4 e 5 de agosto, às 14 horas. E encenará os espetáculos “La Conspiración de los Objetos”, dia 6 de agosto, e “El Dragón y su Furia”, dia 7 de agosto, ambos às 20 horas. No dia 8 de agosto, às 17 horas, a Periplo apresentará uma demonstração de trabalho conjuntamente com o lançamento do seu livro “Teatro, Mistérios de um Ofício”. Todas as atividades da companhia argentina serão realizadas na Terreira da Tribo (rua Santos Dumont, 1186). A Periplo Compañía Teatral foi criada em 1995 com direção de Diego Cazabat. Mantém um Centro de Investigação Teatral, El Astrolabio Teatro, em Buenos Aires. A produção da Periplo se manifesta em três eixos fundamentais: a criação de espetáculos próprios, sua atividade pedagógica a nível nacional e internacional e a elaboração de distintos materiais teóricos e de registro que tendem a sintetizar pontos do trabalho, novas interrogações e conclusões às quais a companhia vai chegando.

No dia 8 de agosto ainda acontece na Terreira da Tribo, às 20 horas, o Painel “O Teatro Político na América Latina de Hoje” com a participação de Jorge Blandón (Colômbia), Caco Coelho (Porto Alegre), Periplo Compañia Teatral (Argentina), Grupo Pombas Urbanas (São Paulo) e a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (Porto Alegre). Após o Painel o Selo Ói Nóis Na Memória lança o livro “Sábado Crônicas da Cena” do pesquisador e diretor teatral Caco Coelho.

O Grupo Pombas Urbanas nasceu em 1989 a partir do projeto “Semear Asas”, concebido pelo diretor Lino Rojas com objetivo de formar atores e técnicos para o teatro com jovens de São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo. Com seu fazer teatral, o grupo busca reconhecer e expressar sua cidade e seu tempo. O processo de formação de atores desenvolvido pelo grupo parte do reconhecimento do ator sobre seu corpo e seus movimentos, da compreensão de suas histórias, suas raízes étnicas e culturais e do meio em que vive para desenvolver sua expressividade cênica. O Pombas Urbanas apresenta no IIIº Festival de Teatro Popular – Jogos de Aprendizagem o espetáculo de Teatro de Rua “Mingau de Concreto” no dia 9 de agosto, na Esquina Democrática, e no dia 11 de agosto, no Parque Mascarenhas de Moraes, no bairro Humaitá. Ambas as apresentações acontecerão às 15 horas.

No dia 10 de agosto, às 16 horas, na Terreira da Tribo, Jorge Blandón realiza a Palestra “Teatro Comunitário na Colômbia”. Jorge Blandón é membro fundador da Corporación Cultural Nuestra Gente da Colômbia. O grupo é uma organização de base, que nasce em 1987, animada pela necessidade de unir esforços de jovens da zona Nordeste de Medellín para mostrar o lado positivo dos bairros populares e que desta forma a arte e a cultura estejam próximas de seus habitantes. Durante estes 25 anos desenvolveu um processo permanente de formação e capacitação inspirado na arte e na cultura como ferramentas para o trabalho comunitário, humano e artístico, entendendo este como uma opção de vida de meninas, meninos, jovens, adultos, mulheres e homens.

Focando a atividade que é desenvolvida nos bairros populares da cidade o Festival conta ainda com uma Mostra Pedagógica da Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo. De 7 a 16 de agosto serão apresentados exercícios cênicos e processos de trabalho de diferentes Oficinas Populares de Teatro na Terreira da Tribo (bairro São Geraldo) e nos bairros Humaitá, Belém Velho, Sarandi e Bom Jesus. A origem do Festival de Teatro Popular está na realização da Mostra Jogos de Aprendizagem, que o Ói Nóis realiza desde 2004. A Mostra é resultado do processo pedagógico que é colocado em prática pela Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo e da circulação de espetáculos em diferentes bairros populares. O batismo Jogos de Aprendizagem do Festival provém de um conceito da teoria da Peça Didática de Brecht. Ao traduzir o termo Lehrstück para o inglês, Brecht usou a denominação learning play, ou seja, jogo de aprendizagem. O acento na atitude ativa do aprendiz é acentuado, em detrimento do ensinamento catequético, ou da lição a ser aprendida. Além de ter entrada franca, o Festival disponibilizará transporte gratuito para escolas públicas e comunidades de bairros periféricos, facilitando ainda mais o acesso às atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário