domingo, 29 de julho de 2012

Painel “América Latina e o Teatro Político"



Painel “América Latina e o Teatro Político” 
Dia 8 de agosto, às 20h, na Terreira da Tribo 
(Rua Santos Dumont, 1186)

Com a participação de Jorge Blandón da Corporación Cultural Nuestra Gente da Colômbia (Colômbia), Caco Coelho (Porto Alegre), Periplo Compañía Teatral (Argentina), Grupo Pombas Urbanas (São Paulo) e a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (Porto Alegre).


Jorge Blandón – Corporación Cultural Nuestra Gente da Colômbia
Ator, Diretor de teatro, Gestor, Produtor Cultural, Mestre em Artes Dramáticas (Universidad de Antioquia). É membro fundador da Corporación Cultural Nuestra Gente da Colômbia. O grupo é uma organização de base, que nasce em 1987, animada pela necessidade de unir esforços de jovens da zona Nordeste de Medellín para mostrar o lado positivo de nossos bairros e que desta forma a arte e a cultura estejam próximas de seus habitantes. Durante estes 25 anos desenvolveu um processo permanente de formação e capacitação inspirado na arte e na cultura como ferramentas para o trabalho comunitário, humano e artístico, entendendo este como uma opção de vida de meninas, meninos, jovens, adultos, mulheres e homens.

Caco Coelho
Escritor, produtor, pesquisador e diretor de teatro. Trabalha há mais de 30 anos com arte. Começou participando de Festivais de Música. Foi parceiro de Luiz Coronel, Glauco Saraiva, Glênio Fagundes. No Rio de Janeiro, trabalhou no governo de Leonel Brizola. Na televisão, dirigiu 300 capítulos de novela, ao lado de Roberto Talma, Roberto Farias, Fabio Sabag. Produziu no Rio de Janeiro e São Paulo 30 espetáculos. Trabalhou com Antônio Abujamra, José Celso Martinez Corrêa, Gerald Thomas. Criou as Companhias Fodidos Privilegiados e Circo de Estudos Dramáticos e participou da inauguração do Teatro Oficina. Dirigiu mais de 10 espetáculos, entre eles, A Tempestade de Shakespeare e Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues. Editou 8 livros de Nelson Rodrigues, resultado de sua pesquisa O Baú de Nelson Rodrigues. Atualmente, dirige a Usina do Gasômetro.

Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz
Surgiu em 1978 com uma proposta de renovação radical da linguagem cênica. Durante esses anos criou uma estética pessoal, fundada na pesquisa dramatúrgica, musical, plástica, no estudo da história e da cultura, na experimentação dos recursos teatrais a partir do trabalho autoral do ator. Não se limitando à sala de espetáculos, desenvolveu uma linguagem própria de teatro de rua, além de trabalhos artístico-pedagógicos junto à comunidade local. Abriu um novo espaço para a pesquisa cênica – a Terreira da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, que funciona como Escola de Teatro Popular, oferecendo diversas oficinas abertas e gratuitas para a população.

Grupo Pombas Urbanas 
Nasceu em 1989 a partir do projeto “Semear Asas”, concebido pelo diretor Lino Rojas com objetivo de formar atores e técnicos para o teatro com jovens de São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo. Com seu fazer teatral, o grupo busca reconhecer e expressar sua cidade e seu tempo. O processo de formação de atores desenvolvido pelo grupo parte do reconhecimento do ator sobre seu corpo e seus movimentos, da compreensão de suas histórias, suas raízes étnicas e culturais e do meio em que vive para desenvolver sua expressividade cênica. Com este processo, o grupo pesquisou de distintas maneiras a cidade de São Paulo, criou e montou seu repertório de 12 espetáculos de diferentes linguagens: de teatro de rua, para palco, público infantil, jovem e adulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário