domingo, 29 de julho de 2012

Espetáculo LA CONSPIRACIÓN DE LOS OBJECTOS



Dia 6 de agosto, segunda, às 20h na Terreira da Tribo (Rua Santos Dumont, 1186)

Reflexo do homem que, frente à inevitável compreensão de que o destino não estava escrito por nenhuma “deidade”, criou uma acima dele para sentir-se a salvo da incerteza. Não sabendo o que fazer, porque o ideal do destino escrito estava arruinado, foi desenhando no tempo o “dever fazer” numa confabulação generalizada.

“La Conspiración de los Objetos” é uma montagem articulada através de episódios cênico-musicais, que vão encontrando uma progressão e unidade entre si, sustentando um relato fragmentado. Nesta dinâmica, a sequência de diferentes situações transcorre dando forma aos universos onde os momentos se desenvolvem.

O espaço, com reminiscências da arena de circo, fechado por trás dos atores com espelhos que os refletem por vezes distorcidos, deformados. O espaço funciona como o que é: uma realidade concreta, um marco circunstancial que provoca a ação. 

A música original do espetáculo para violino, bandoneon e percussão é tocada em cena e longe de ser um elemento que acompanha a ação, é a ação mesma dos personagens. Tocar música é algo do que eles vêm fazer e se enlaça como um elemento da própria cena, da trama.

A localização dinâmica dos personagens, sua ação dentro deste “concerto cênico” é o que está escrito em suas partituras. O que fazem, como se relacionam, o que dizem, o que tocam, que objetos utilizam, etc., já está planejado. Isto faz que os personagens, ao querer “conduzir-se” em nome próprio, em primeira pessoa, mas com palavras e ações que não são próprias, tenham um trânsito profanador e paródico. Eles narram sua paródia. Eles suspeitam e se assombram com o que está escrito. A inteligência ou lucidez de seu olhar, nunca chega, nunca consegue desativar o mecanismo. Tontos e adormecidos se conduzem pressionados pela mão invisível da história e do comportamento herdado.

Os personagens de “La Conspiración...” revelam o homem não sujeito, o homem objeto nas circunstâncias já estabelecidas. Narram a espécie de malefício de que fazem parte. Eles são parte do mecanismo. Situam-se como seres inteligentes; e finalmente inconsequentes e paródicos nunca conseguem entender algo da dimensão do que fazem. A ação se apoia numa linguagem não realista, com linhas surrealistas, que busca tramar a totalidade dos elementos da encenação.

Entre as vozes que foram referência ou inspiração para a montagem de “La Conspiración de los Objetos” se encontram Giorgio Agamben, Tadeuz Kantor, Aldo Pelegrini, Linton, R. M. Rilke, Rimbau, entre outros.

FICHA TÉCNICA
Atores: Hugo De Bernardi, Julieta Fassone e Andrea Ojeda
Direção e tratamento dramático: Diego Cazabat
Composição musical: Hugo De Bernardi
Arranjos e tratamento musical: Nicolás Wio
Cenografia e luz: Diego Cazabat
Assistência: Luciano Tassitani
Figurinos: Periplo Compañía Teatral
Registro fotográfico: Diego Ojeda
Voz em off: P. Pérez
Assistência de sala: Carolina Block

Nenhum comentário:

Postar um comentário